Uma curiosidade a respeito da Caipirinha é que várias cidades do interior de São Paulo reivindicam a autoria da bebida. Nessa briga estão Taquaritinga, Matão, Jaboticabal, Monte Alto e Pirangi.
Quem tem razão? É difícil saber, pois não existem registros de exatamente onde aconteceu a história que contamos acima a respeito da invenção dessa bebida maravilhosa.
Outra curiosidade é que muitos acreditam que a Caipirinha somente foi inventada porque o interior de São Paulo possuía muitos limões e, por isso mesmo, era necessário achar uma forma de utilizá-los.
O Registro Brasileiro da Caipirinha
A Caipirinha sempre foi definida como uma receita oficialmente brasileira, mas foi somente em 2003 que o país passou a ter um registro dessa bebida como sendo um produto inerentemente brasileiro.
No registro oficial, podemos encontrar uma definição de como deve ser feita a Caipirinha: “tem graduação alcoólica de 15 a 36% em volume, é servida a 20 graus Celsius, obtida exclusivamente com cachaça, acrescida de limão e açúcar”. O objetivo desse decreto é deixar bem claro que a cachaça e a Caipirinha são produtos brasileiros.